Tuesday 14 February 2017

Caboclo Taperoa

Caboclo Taperoa: 
"Que a paz de Oxalá renove tuas esperanças de que, depois de erros e acertos; tristezas e alegrias; derrotas e vitórias; chegará ao teu objetivo mais nobre; aos pés de Zambi maior!"
MUCUIÚ N'ZAMBI!


Eu tenho Zumbi dos Palmares, 
tenho Besouro, 
o Chefe dos Tupis. Sou tupinambá. 
Tenho os Erês, Caboclo-Boiadeiro, 
Mãos-de-cura, Morubixabas, Cocares, 
Arco-íris, Zarabatanas, Curare, Flechas & Altares. 
Tenho a velocidade da luz, o escuro da mata escura,...
Eu tenho Zumbi dos Palmares, tenho Besouro, 
o Chefe dos Tupis. Sou tupinambá. 
Tenho os Erês, Caboclo-Boiadeiro, 
Mãos-de-cura, Morubixabas, Cocares, 
Arco-íris, Zarabatanas, Curare, Flechas & Altares. 

Tenho a velocidade da luz, o escuro da mata escura, 
o breu, o silêncio, a espera. O tempo sempre a meu favor.
Todos os pajés em minha companhia. O menino Deus brinca 
& dorme nos meus sonhos, o Poeta me contou… Não misturo,
não me dobro. A Rainha do Mar anda de mãos dadas comigo. 
Me ensina o baile das ondas & canta, canta, canta para mim. 
E é do Ouro de Oxum que é feita a armadura que guarda o meu corpo, 
garante meu sangue, minha garganta. O veneno do mal não acha passagem. 
Me sumo no vento. Cavalgo no Raio de Iansã, giro o mundo, viro, reviro. 
Vôo entre as estrelas, vou além. Me recolho no esplendor das nebulosas, 
descanso nos vales, montanhas, durmo na forja de Ogum Guerreiro. 
Rezo com as três Marias no céu. Mergulho no calor da larva dos vulcões:
corpo vivo de Xangô. Não ando no breu nem ando na treva. 
Medo não me alcança. No deserto, me acho. Faço cobra morder o rabo, 
faço escorpião virar pirilampo. Fulminar aquele que é injusto, aquele que maltrata,
aquele que transforma a vida nas mazelas a que assistimos no dia-a-dia: 
Tu, pessoa nefasta! - Eu não provo do seu fel, eu não piso o seu chão, 
e para onde você for, pessoa nefasta, não leva meu nome, não. 
Não mexe comigo, que eu não ando só…
Saravá.

No comments:

Post a Comment