Tuesday 13 December 2016

Dois de Julho não é ou foi só ontem...



A nossa independência enquanto povos originários é e tem que ser construída todos os dias. Mais uma vez fiz trabalho de campo, estive na rua acompanhei-os, cabocla e caboclo em seu desfile de "despedida". Ela a retornar à Casa da Cultura de São Félix e ele à Praça da Aclamação em Cachoeira. Mas desta vez não vai ter fotos ou autocongratulações. Mas vou sim compartilhar a voz de duas mulheres de nosso tempo, as quais tenho extremado respeito e admiração. 

Uma índia, Maria da Glória de Jesus, guerreira, mãe de uma das figuras políticas atuais de maior relevância, o senhor Rosivaldo Ferreira da Silva, mais conhecido como Cacique Babau, além de ser esposa de Seu Lírio, pajé e uma das lideranças indígenas do povo tupinambá da Serra do Padeiro. D. Maria, esteve em Cachoeira, São Félix, enfim, pelo recôncavo, fazem algum meses, nessa ocasião, nos conhecemos. D. Maria participava da exibição do filme, que acredito que muitos de vocês já assistiram, que é o "Retorno da Terra", da jornalista e antropóloga Daniela Alarcon, nesta ocasião em minha participação no debate após a exibição do filme, D. Maria e Daniela me presentearam com a seguinte resposta, que agora partilho aqui com todos. De lá pra cá, se nutriu uma bela amizade entre mim e essas duas mulheres de fibra, luta e persistência contra a opressão tão comum aos índios em nosso país. Por conta destas e outras experiências tive a oportunidade de ir à Serra do Padeiro, onde registrei a foto que ilustra essa fala.

Só quero deixar aqui uma verdadeira homenagem a todas e todos índios, caboclos e encantados, curandeiros, benezeiros, pajés e xamãs de nosso mundão a fora, que além de segurarem os céus sobre nossas cabeças, como no caso dos ianomâmi, seguram mesmo é a nossa onda, antes de desistirmos de lutar e nos entregarmos a essa outra realidade tão danosa e nociva. Então fiquemos com as palavras mágicas de D. Maria Tupinambá, por que nessas aí eu prefiro acreditar.

Ouça: https://soundcloud.com/camilloc-saralvarenga/d-maria-tupinamba-daniela-alarcon 

No comments:

Post a Comment